Clínica Gabriele

Implante Capilar

HISTÓRIA

A cirurgia da calvície que teve sua origem no inicio do século passado viveu uma grande evolução principalmente nas últimas décadas. O preparo do cabelo, que inicialmente era transplantado com grandes retalhos e enxertos contendo pele e folículo capilar, cresciam, mas sem nenhuma qualidade estética.  Depois veio a cirurgia que implantava tufos, que deixavam uma cicatriz como "cabeça de boneca" e os punchs, espalhados como as "sementes do morango”, enfim plantações de cabelo. Na década de oitenta houve uma reviravolta. O conceito passou a ser baseado em unidade folicular (UF) que não tem apenas um fio, mas de 1 a 3, e em casos mais raros 4 e não mais em "tufos" ( cerca de 30 fios). Com a evolução do processo chegou-se a técnica do microtransplante capilar. Entretanto ela só ganhou força no final da década de 90 quando foi introduzida a microscopia para preparo da unidade folicular, o que permitiu não só um melhor preparo do cabelo, mas um melhor aproveitamento de toda área doadora e receptora.

Técnica

A técnica do microtransplante capilar baseia-se na retirada de uma pequena faixa de cabelo da região posterior da cabeça, onde os fios não tem predisposição à calvície. Esta área doadora é fechada ficando uma cicatriz linear bem discreta que é coberta pelo cabelo ao redor. A faixa retirada é então preparada no microscópio por equipe treinada que separada os folículos capilares em partes cada vez menores até atingirmos a unidade folicular, pequenos enxertos que englobam entre 1 a 3 fios no máximo.

Implante Capilar - Técnica    Implante Capilar - Unidade Folicular


Assim que os microenxertos são preparados, ficam armazenados em uma solução salina fria para que conserve suas propriedades até o momento do implante . Simultaneamente inicia o preparo da área receptora calva, onde serão colocados os enxertos com pequenas incisões realizadas com uma microlâmina ou agulha.A profundidade, ângulo e distribuição dos microimplantes, são de extrema importância para obtenção de resultados naturais.

Implante Capilar - Preparação Unidade Folicular
Equipe de enfermagem da Clínica Gabriele preparando as UFs (Unidades Foliculares) sob visão microscópica

Implante Capilar - Posicionando Unidade Folicular
Dr João Gabriele posicionando as UFs na área receptora


A cirurgia

A cirurgia é realizada com anestesia local e uma sedação leve, dura aproximadamente sete horas, dependendo do caso o paciente recebe alta algumas horas após o procedimento, e após a primeira lavagem, que geralmente ocorre no primeiro dia, o paciente pode voltar as suas atividades normais com moderação.

Após algumas semanas os fios transplantados caem, mas deixam as suas raízes, onde crescerão novos fios depois do segundo ou terceiro mês. Como os fios transplantados não são predispostos à calvície, os fios crescerão normalmente ao longo da vida do paciente.

Mitos e remédios

Não existem remédios ou soluções que façam crescer cabelo, o que existe são produtos que retardam a calvície. Atualmente os únicos medicamentos eficazes nesse processo são o Minoxidil e a Finasterida que agem  melhorando a circulação sanguínea no couro cabeludo e bloqueando a ação hormonal que provoca a  queda do cabelo.

Por que os fios transplantados não caem?

Existem basicamente dois tipos de cabelos, aqueles que tem o código genético para calvície e aqueles que não tem. Os cabelos que não tem tendência à queda, quando caem são imediatamente repostos. Já aqueles que tem tendência à calvície, quando caem não crescem mais e vão se tornando cada vez mais finos e ralos. O microimplante transplanta uma unidade saudável e que mantém essa característica ao longo da vida.

Todo paciente calvo pode fazer a cirurgia?

A indicação cirúrgica depende de vários fatores que devem ser discutidos durante a consulta medica. O importante é saber que existe tratamento cirúrgico eficaz, com resultado comprovado em longo prazo.

Curiosidade - A nomenclatura correta é Auto Micro Transplante Capilar. A nomenclatura "implante" é aplicada a uma substancia sintética, por exemplo, implante de silicone nas mamas. A terminologia correta é transplante capilar. Igual ao transplante de córnea, coração ou fígado. Onde é transplantado um órgão saudável para substituir um órgão doente. Obviamente a complexidade de um transplante capilar é menor do que o transplante de um grande órgão. No caso do transplante capilar, o processo é realizado não de um individuo para outro, mas de áreas diferentes do mesmo individuo, sendo assim, por definição um Auto Transplante. O prefixo Micro foi acrescentado porque seu preparo é realizado com o uso da microscopia. Entretanto a nomenclatura “Implante Capilar” acabou se tornando popular.

 

Conheça mais sobre a Técnica do Implante Capilar

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato com nossa clínica, teremos prazer em atendê-lo.





COMO NOS CONHECEU:

Rua Júlio Maringoni, 9-43 - Altos da Cidade
Bauru - SP
Tel.: (14) 3214-4705 / 3214-4629
E-mail: contato@clinicagabriele.com.br


Indexnet Publicidade Digital